sábado, 11 de janeiro de 2014

Além dos equipamentos necessários, entre seguros, tanto pessoais quanto dos veículos, mais os equipamentos obrigatórios para trafegar em cada país, também levamos o máximo que conseguimos em material de orientação. Serão em torno de 8 mil quilometros e a  maior parte será feito em caminho desconhecido, portanto saber onde estamos e para onde vamos é fundamental.
Errar o caminho causa stress e perda de tempo além de não ser uma boa ideia ficar perdido na cordilheira ou pior, no deserto do atacama.
Alguns itens que nos ajudarão na viagem:

( 1 ) GPS GARMIN NUVI 205W
O bom e velho companheiro de outras viagens com os mapas:
--TRC BRASIL       - BRASIL ( Projeto tracksource )
-- MAPEAR    - ARGENTINA, CHILE e BOLIVIA ( Proyecto mapear )
--CONORSUL    -ARGENTINA, CHILE ,BOLIVIA e Peru ( gps.com.ar )
--VIAJEROS    - ARGENTINA, CHILE e BOLIVIA ( viajeros.com )
E no cartão SD de emergência o CITY NAVIGATOR SOUTH AMERICA

( 2 ) RÁDIO COMUNICADOR MOTOROLA
Serão em torno de 15 dias rodando sempre um carro a vista do outro e não ter comunicação entre a gente é no mínimo angustiante.  A principio  pensamos em um PX mas acabamos cedendo a simplicidade do walkie talkie.

( 3 ) CONVERSOR INVERSOR DE TENSÃO 12v para 220v
A ideia aqui é solucionar de vez os problemas dos eletrônicos que utilizam pilhas e baterias recarregáveis. Também fornecer energia para o notebook, rádio comunicador e "rabo quente" pra ter água pro café além de carregar lanternas e servir de iluminação base nos campings. Enfim, as utilidades vão aparecendo conforme as necessidades. Para ligar tudo isso adquiri um duplicador de acendedor de cigarros, que nos testes funcionou de maneira adequada.

( 4 ) MAPAS DIVERSOS
Os mais velhos e teoricamente os que eu acho mais confiáveis ainda são os mapas impressos. Gosto deles, são palpáveis e só isso já transmite segurança. Não parece muito frente as novas tecnologias mas imagine um cruzamento de rota no meio do nada e a tela do gps não apresentar sinais de vida.
Na Argentina temos os mapas do Instituto Geográfico Militar de todas a províncias nas quais passaremos. No Chile a Carta Caminera do Ministériode de Obras Publica, das regiões do trajeto.     A maior preocupação sempre é com as estradas do interior pois na cidade sempre tem a quem perguntar sobre o caminho certo. Como praticamente só passaremos pelas cidades, ou seja não pretendemos permanecer nelas, então não vimos necessidade de se obter algum guia mais especifico, consegui na net em formato digital um guia da América do Sul e acho que já esta de bom tamanho.

( 5 ) GPS USB DONGLE ( Acoplado no notebook )
Esse gps servirá de apoio e ficará de prontidão caso aconteça algum tipo de falha com o gps principal.Até hoje não tive problemas com o nuvi, mas mesmo assim é uma segurança a mais.  Usando o TRACKMAKER e o navegador IGO com os mapas NAVETEQ  e TELEATLAS.

( 6 ) NOTEBOOK
 A forma mais prática de manter contato com o pessoal de casa,armazenar fotos e videos da viajem.Ter acesso fácil a todas as informações garimpadas na internet durante o ano. 
Tambem com o MAPSOURCE e todos os mapas usados no gps para reinstalação caso de algum tipo de problema

Bem, um pouco dessa parafernalha foi idealizado para facilitar as coisas.Esperamos que funcionem de acordo com o planejado.Estes equipamentos serão testados no dia a dia e colocarei no blog os seus respectivos resultados

.Traçamos o trajeto de acordo com o numero de dias disponivel para realiza-lo e com os lugares que achamos que vale a pena incluir no roteiro. Viajamos com o plano A e o plano B, caso aparecer algum imprevisto que impeça de seguir em frente pelo caminho escolhido

.Resumidamente o trajeto será este:
Vamos entrar na Argentina por Uruguaiana por ser a rota mais curta até Santa Fé na Argentina, aonde existe a passagem mais ao sul sob o rio Paraná. De toda a viagem alguns pontos merecem destaque:Na Argentina, próximo de Cordoba em Alta Gracia, o museu Ernesto Che Guevara, a casa onde Che viveu parte de sua infância.Também a Fazenda Jesuitica de Alta Gracia, declarada patrimônio da humanidade pela Unesco.Seguiremos pelas serras de Cordoba, pelo caminho das Pontes pensil e pela rota dos tuneis, local onde todos os anos ocorre o rally da Argentina ( Não confundir com o rally dakar que está ocorrendo agora mas na parte da cordilheira.)

Quem já passou pela Argentina muito provável tenha passado por algum tipo de "Capelinha", pelo menos é assim que conheço aquelas casinhas pequenas na beira da estrada que aloja alguma imagem de santo.Grande parte delas é do Gauchito Gil, santo pagão venerado em quase toda a Argentina. O santuário de Gauchito Gil fica em Mercedes, lugar que pretendo visitar na volta da viagem.Tem também as da Difunta Correa, estas facil de reconhecer pois os devotos deixam garrafas de água ao redor da capelinha.De uma em uma vão se acumulando até as vezes passarem  de milhares.O santuário da Difunta Correa fica em San juan e está no trajeto. 
Seguindo em frente já na cordilheira visitaremos o Parque Aconcágua onde está o Monte Aconcágua. Com quase 7mil metros acima do nivel do maré a maior montanha das Américas e a maior fora do Continente Asiático. Cruzaremos para o Chile pelo paso de Água Negra, um dos pasos mais alto entre a Argentina e o Chile.No Chile entre outras coisas, o destaque maior fica para a Reserva Nacional Pinguins de Humboldt onde é possivel avistar pinguins, golfinhos e lobos marinhos.Já voltando utilizaremos o paso de San Francisco, também conhecido como a "Ruta de los seis miles" por se encontrarem neste trecho os maiores vulcões do mundo
.E por fim, para resumir, visitaremos no Chaco Argentino o Campo del Cielo,uma área onde a milhares de anos atrás ocorreu uma chuva de meteoros e ali se encontra o segundo maior meteorito do mundo, pesando 37 toneladas.
Bem, esta é a idéia principal e a princípio a que deverá ser seguida, salvo alguns imprevistos no caminho o qual nos fará alterar o trajeto e partir para novas rotas.






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