sábado, 15 de fevereiro de 2014

Expedição Atacama - 1ª Parte

E começa a viagem. Como combinado levantamos cedo e antes de amanhecer o dia já estávamos rodando. O objetivo era chegar em Uruguaiana, cidade gaúcha fronteira com a Argentina e que fica a uns 1000 km do nosso ponto de partida. Seguimos pela BR470 até Barracão, depois cortamos caminho até Passo Fundo onde pegamos a BR 285 pra chegar em  São Borja  e  dali  pra  frente  a  BR 475, o único caminho para Uruguaiana. É o caminho mais curto e  já conheciamos todo ele. Estradas tranquilas com pouco movimento onde somente parávamos de tempo em tempo pra esticar as pernas e assim conseguindo facilmente uma velocidade de cruzeiro ,chegando cedo no destino.



Nesta região o Rio Grande é um verdadeiro celeiro.
As plantações formam um manto verde cobrindo toda a terra.



Não sei o motivo mas todos os pedágios que passamos no Rio Grande, tanto na ida quanto na volta estavam com as catracas abertas.



Museu Militar Brasileiro, em Panambi RS



 
Carro de combate - museu



Veículo Mercedes-Bens 1519, modificado e adaptado com pneus especiais para terrenos difíceis



Quase todos os veículos do museu foram utilizados na 2ª guerra, então a mais de 70 anos atrás.
Nessa época design e conforto não eram itens prioritários, como pode se ver neste caminhão chevrolet canadense de 1943. Não tenho a foto de dentro, o que iria piorar o conceito sobre ele.
Claro que a comparação com o que temos hoje seria até meio desonesto. O certo é que em uma época que se estava substituindo tração animal por máquina, tanto estes veículos como os soldados que os operavam foram verdadeiros guerreiros.



BR 285 - RS



Muitas plantações de arroz irrigado no trecho entre São Borja e Uruguaiana.
BR 475, plana , reta e com pouco movimento.



Fim de tarde próximo a fronteira com a Argentina



Camping na Barragem Sanchuri - Uruguaiana RS

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